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Descrição
Além de poeta de primeira grandeza, Cecília Meireles foi professora. Formada pela Escola Normal (Instituto de Educação) do Rio de Janeiro, começou a exercer, em 1917, o magistério primário em escolas oficiais do então Distrito. Preocupada com o estado da educação no Brasil, sempre militou na área, participando ativamente dos debates acerca das reformas de ensino projetadas na década de 1930. Naqueles instantes decisivos da história brasileira, Cecília passou a colaborar para a seção que o Diário de notícias reservava diariamente para assuntos relacionados a educação. Nestes exercícios de reflexão, que seriam retomados nas páginas do jornal A Manhã no início dos anos 1940, Cecília expôs seus posicionamentos acerca de uma infinidade de temas relacionados à educação no Brasil. Esses escritos de Cecília Meireles foram reunidos em 2001 pelo crítico literário Leodegário A. de Azevedo Filho em cinco volumes, intitulados Crônicas de educação, que a Global Editora oportunamente reedita, reunindo-os num boxe. É instigante perceber como a poetisa disserta com clareza e profundidade nestes textos sobre temas como política educacional, currículo escolar, métodos pedagógicos, espaço escolar, a formação dos professores e suas atribuições em sala de aula, os desafios do ensino público, o movimento da Escola Nova, as particularidades da infância e da adolescência, o papel da família nos processos de aprendizagem, literatura infantil, entre outros. Cumpre destacar o caráter de escritos de intervenção que estes textos possuem, ao pautarem e proporem soluções para impasses candentes na época e que ainda nos são consideravelmente familiares, demandando a atenção de todos que se interessam pelos desafios do ofício de ensinar. Nas palavras de Leodegário A. de Azevedo Filho, responsável pela organização destas Crônicas de educação, ?estamos diante do espírito crítico de uma jornalista combatente e preocupada com os problemas da educação e do povo brasileiro, da escritora e da professora em campo de luta, defendendo valentemente as suas ideias ? melhor seria dizer os seus ideais de educação ?, sempre com muita dignidade e reflexão crítica?.